Em alusão ao Dia do Soldado, comemorado em dia 25 de agosto, foi realizada nesta terça-feira, 29, uma apresentação da Guarda Mirim na EMEF Machado de Assis, no povoado Açude. No primeiro momento, foi realizada uma conversa com as crianças sobre as tarefas e atividades realizadas por Guardas Civis.
Para a gestora da escola, Elizabeth Barbosa, a ação consiste em mostrar às crianças menores o valor dos agentes de segurança para a população. “Hoje mostramos às crianças que os agentes de segurança pública estão nas ruas para proteger a sociedade. Muitos jovens desse povoado têm a unidade de ensino como base, e nós os abraçamos e torcemos para que algumas dessas crianças tornem-se futuros guardas de Timon”, comentou.
No segundo momento, foram apresentados para as crianças, com idades entre 4 e 12 anos, os alunos que fazem parte da Guarda e os movimentos básicos que os soldados fazem, como continência e tomadas de posição.
Para a coordenadora das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Jessica Vieira, a luta contra o trabalho infantil demanda envolvimento dos diversos segmentos sociais. “O trabalho infantil ainda é uma realidade vivenciada por milhares de pequenos brasileiros, que são impedidos de desenvolver suas atividades de forma saudável. Por isso, as ações estratégicas do PETI vêm lutando para reverter esse quadro de violação dos direitos das crianças e adolescentes. O projeto Guarda Mirim é uma estratégia em parceria com a Guarda Municipal voltada para as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e outras vulnerabilidades”.
O Projeto Guarda Mirim, coordenado em Timon pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), realizada atividades socioeducativas, como: jiu-jítsu, palestras e outras, como forma de prevenção e erradicação do trabalho infantil.