Foi realizado no Presídio Jorge Vieira, na manhã desta terça-feira (29/08), a abertura da XVIII Semana do Encarcerado de Timon, que este ano traz o tema: Um olhar para dentro dos muros. De acordo com o diretor geral do presídio, Ederson Costa, a semana vem para valorizar os apenados.
“O preso se sente valorizado com uma semana de atividades voltadas para eles. No dia a dia já existem ações voltadas para a massa carcerária, mas essa semana é específica com ações que trazem mais dignidade nessa espera do cumprimento da pena deles”, justificou o agente penitenciário.
O evento contou com a presença de autoridades do sistema carcerário e também autoridades do município que apoiam a iniciativa, como o secretário dos Direitos Humanos, João Batista e o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, que destacou o apoio da prefeitura ao sistema prisional do município.
“A prefeitura é uma grande parceira do presídio e sempre quando eles solicitam, enviamos os nossos profissionais para realizar atendimentos como vacinação, exames citológicos, entre outros; pois sabemos que, às vezes, para um interno ir a uma unidade de saúde existe um constrangimento, tanto por parte da população, quanto para ele, que deve ir algemado. E esses serviços realizados aqui já evitam isso. Para otimizar os atendimentos, existe um gabinete odontológico, com profissionais do município e estamos trabalhando num projeto para inserir uma equipe de saúde dentro do sistema prisional, algo que, certamente, será implantado em breve. E todo evento que tem, nesta unidade prisional, estamos presentes, pois temos todo interesse de ajudar na valorização dessas pessoas que estão apenas privadas de liberdade, mas tem direitos como qualquer outro cidadão”, falou o gestor de saúde.
A abertura do evento contou com exposição dos trabalhos realizados pelos internos, apresentação de coral e teatro formados pelos próprios presos, além da inauguração da horta sustentável e da fábrica de panelas: um projeto que tem a inserção da empresa 6P dentro do presídio, desenvolvendo esse trabalho com os internos, visando gerar mais oportunidades de emprego para eles. A semana segue até o dia 01 de setembro, com programação diversificada para os apenados.