20 de outubro de 2021

Prefeitura de Timon realiza ação para divulgar programa Família Acolhedora

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, do serviço de acolhimento do Programa Família Acolhedora realizou, nesta quarta-feira 20/10, uma ação de disseminação de informações sobre o programa. A divulgação foi direcionada aos servidores da sede da SEMDES. Posteriormente, a coordenação do programa irá propagar a todos os órgãos da Prefeitura de Timon, assim como também realizar ações voltadas para sociedade civil. Em Timon, o programa foi instituído em 2016 e desde então, o município vem realizando estratégias para desenvolver o Família Acolhedora.

A ideia é propagar o Família Acolhedora, para que as pessoas se cadastrem e tornem famílias acolhedores de crianças e adolescentes que tiveram seus vínculos familiares rompidos e que atualmente estão institucionalizados em abrigos, como o Lar da Criança Elda Maria Moureira, mantido pela SEMDES.

A coordenadora do Serviço de Acolhimento, Márcia Andreia Silva, falou da importância do programa. “O Programa Família Acolhedora é um ato de solidariedade e amor ao próximo, os interessados irão cuidar temporariamente de crianças adolescentes que tiveram seus direitos violados, até que a justiça determine um novo lar ou o retorno para a família de origem”.

Eduardo Borges, promotor de Defesa da Infância e Juventude e da Educação de Timon, esteve presente.“Temos que colocar como prioridade, no orçamento e planejamento das instituições, recursos para a prática e desenvolvimento do programa no município. Também quero parabenizar a Prefeitura de Timon, por estar cumprindo o termo de ajustamento de conduta, que implantou o Família Acolhedora”.

A técnica do judiciário, Helayne Moura, representou o juiz Simeão Pereira e Silva da Vara da Infância e Juventude de Timon e a diretora administrativa da SEMDES, Meirielle Sá representou e falou em nome do secretário da SEMDES Márcio Sá. “Nós servidores da sede da SEMDES estamos conhecendo um pouco mais sobre o Família Acolhedora, para que possamos informar melhor e divulgar o programa”.

Programa Família Acolhedora

O programa é mais um serviço da SEMDES, em que famílias interessadas em acolher crianças e adolescentes, por um tempo determinado, vão poder se cadastrar e receber todo o acompanhamento e suporte necessário. Para isso, basta ir à SEMDES, que fica na rua Miguel Simão, 825, Centro, de segunda a sexta de 7h30 as 13h30. Para se tornar uma família acolhedora são necessários: ter acima de 25 anos, residir em Timon, não ter antecedentes criminais, não apresentar problemas psiquiátricos ou dependências de substâncias psicoativas, não ter interesse em adotar a criança ou adolescente e ter disponibilidade de tempo.