20 de outubro de 2021

Timon realiza ações pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

O dia 19 de outubro é mundialmente marcado pela luta contra o câncer de mama. O mês de outubro é conhecido pela conscientização para a prevenção da doença.A Prefeitura de Timon junto à Secretaria Municipal de Saúde através da mobilização do Centro de Assistência Integrado à Saúde da Mulher- Caism, promove ações em toda rede de atendimento de saúde e movimenta órgãos da administração pública, rede privada e pontos importantes da cidade.

Nesta terça-feira (19), as Unidade Básicas de Saúde realizaram ações voltadas para à comunidade. As mulheres puderam participar de palestras, realizar exames de citologia, mamografias e consulta médica. Além disso, as unidades promovem momentos de descontração com ginástica e dinâmicas.

“São muitas ações que acontecem simultaneamente em todas as unidades nos turnos manhã e tarde. Essa intensificação não só proporciona um dia diferente para as mulheres como efetivamente funciona para que todas cuidem da saúde e realizem os exames e consultas”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde do município.

O Caism durante o mês de outubro dobra o número de atendimentos e também realiza ações para elevar a autoestima feminina e acolher as pacientes

“Cuidamos do antes, durante e depois. Nossa equipe trabalha na prevenção, conscientização e na forma efetiva de acelerar o diagnóstico, mas depois que ele é real na vida dessas mulheres ,nós cuidamos de cada uma e acompanhamos de perto, então promovemos momentos de beleza e cuidados com a autoimagem”, explica Maria José Torres, coordenadora do Centro, que promoveu uma manhã de beleza para as pacientes com serviços de depilação e design de sobrancelhas.