• Portal da Transparência

15 de outubro de 2021

Em Timon, palestras marcam Semana Mundial da Alimentação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social- SEMDES está realizando uma série de palestras nos CRASs de Timon, que abordam a importância da alimentação saudável. O público- alvo são idosos, gestantes, crianças e famílias acompanhadas pelos centros de assistência. Uma alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 deste mês. Em Timon ,as atividades seguem as orientações da Semana Mundial de Alimentação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES).

As palestras foram executadas pela a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional- DSAN. Os encontros foram realizadas nos centros de assistência do Parque Piauí, Joaquim Pedreira Parque União e Cidade Nova. O objetivo da Semana Mundial da Alimentação é reforçar a importância da inclusão de uma alimentação saudável na vida das pessoas.

A nutricionista Naiara de Sousa Andrade orientou, durantes os encontros, quais os alimentos devem ser evitados, como gorduras, bebidas gasosas e açucaradas e industrializadas. Também foi abordada a importância de hábitos alimentares saudáveis na terceira idade, os dez passos para uma alimentação saudável, sobre a nutrição adequada para a gestação e após o parto, construção da pirâmide alimentar e grupos de alimentos, além de brincadeiras interativas com as crianças, também foi realizada uma degustação.

Foram entregues mudas frutíferas para o grupo de idosos, em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. No momento o agrônomo Adalberto Sousa falou da importância das mudas frutíferas, sobre cultivo e cuidados.

O Dia Mundial da Alimentação foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. 16 de outubro, foi escolhida para lembrar a data da criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura