A cerimônia oficial de abertura da Campanha ‘Outubro Rosa’ foi realizada nesta quarta-feira (6), no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz. A solenidade marca a continuação das ações que já vêm sendo feitas pelo município, desde o início do mês.
“ A pandemia gerou um medo na busca por atendimento e isso provocou uma demanda reprimida de casos. Com o retorno progressivo das atividades, temos, dessa vez, um Outubro Rosa diferente dos outros; temos o dever de intensificar junto a todos os órgãos e serviços que atendem as mulheres a importância de procurar atendimento e realizar os exames para detectar o câncer precocemente”, explica Marcus Vinícius, secretário de saúdedo município.
A campanha estimula e alerta para os cuidados com a saúde da mulher, mobilizando todas a procurarem os serviços de saúde e realizar os exames para detecção ou prevenir a doença. “Mesmo com a pandemia ,buscamos meios de dar continuidade aos atendimentos e até o final do ano, mesmo com todos os desafios queremos inaugurar o novo Caism para ampliar os atendimentos. Quero aproveitar e parabenizar todos os profissionais da saúde que incansavelmente não pararam de trabalhar e continuaram o tratamento das pacientes já diagnosticadas” , explica a prefeita Dinair Veloso.
A solenidade contou com apresentações culturais de dança e música; e com a palestra do mastologista do Caism, Dr. Marizon Armstrong.
“Os hábitos alimentares e uma rotina de atividades físicas podem reduzir em até 13% dos casos da doença. Queremos incentivar essa mudança na qualidade de vida, essa é a melhor forma de prevenção. Quanto à detecção de mulheres que possuem algum sinal da doença temos a análise realizada por profissionais e os meios de iniciar, o quanto antes, os exames para fechar o diagnóstico e começar o tratamento”, explica ele que frisou a importância de uma vida mais saudável como melhor forma de evitar o câncer.
A coordenadora do Centro, Maria José Torres, agradeceu a parceria da equipe e do envolvimento dos órgãos na promoção da campanha. O Caism já realizou mais de 3.000 consultas com mastologista e ginecologista, 1.388 mamografias só nestes primeiros oito meses do ano. Além de mais de 3.500 ultrassonografias e 770 citologias que são primordiais na detecção dos casos da doença. Durante o mês de outubro, o número de vagas de mamografias duplica para atendimento mais rápido às pacientes e sanar a procura.
O câncer de mama
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com os maiores percentuais nos países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Outubro Rosa
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O objetivo do Outubro Rosa 2021 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Fonte: INCA