Esta terça-feira 5/10, foi uma manhã diferente para os acolhidos na Residência Inclusiva de Timon, mantida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES. O grupo formado por idosos e cadeirantes participaram de uma caminhada, realizada com o apoio dos cuidadores do abrigo, um momento de muita descontração e entusiasmo.
O grupo caminhou da sede do abrigo até a UBS do bairro Marimar, um percurso curto, mas cheio de muita motivação e alegria para os abrigados. Na UBS, eles assistiram a uma palestra sobre a prevenção ao câncer de mama, inseridos em atividades lúdicas; e ganharam uma café da manhã com direito à música ao vivo.
Os participantes, funcionários do abrigo e toda a comunidade do Marimar receberam uma manhã de atendimento de saúde, com enfermeiros e dentistas. Foram realizados encaminhamentos para exames de ultrassonografia e mamografia para o CAISM de Timon-Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher.
Para a coordenadora da Residência Inclusiva, Kledilza Mesquita, essa atividade foi valiosa para os acolhidos e toda a comunidade do Marimar. “A parceria entre a SEMDES e a Saúde favoreceu e muito o bem- estar dos acolhidos da Residência Inclusiva, foi um momento de atividades lúdicas e de saúde muito necessárias para eles”. Concluiu.
A Residência Inclusiva de Timon, da SEMDES, abriga jovens, adultos e idosos com deficiência (18 a 59 anos). O local recentemente recebeu uma ampla reforma. Atualmente estão institucionalizados no lugar três mulheres e seis homens e conta com equipe multidisciplinar na área da saúde e também com cuidadores, assistentes sociais, psicólogos, técnico de enfermagem.
A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta serviço de acolhimento institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS, para pessoas com deficiência em situação de dependência, que não disponham de condições para se sustentar e que tenham seus vínculos familiares rompidos.