A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-SEMDES realizou, na última segunda-feira 27/9, por meio do Centro de Convivência do Idoso Júlia Almeida, uma manhã de homenagens e atividades que marcaram a abertura da Semana do Idoso em Timon. Foram realizados momentos de oração e reflexão, além de apresentações de violeiros e ações lúdicas com muita descontração. Para finalizar foi servido um café da manhã aos idosos assistidos pelo Centro de Convivência do Idoso.
Gislene Alcântara, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, destacou a importância de trazer qualidade de vida para esse público. “O objetivo das nossas ações é sensibilizar a sociedade da importância dos cuidados e proteção da população idosa”.
Segundo o secretário da SEMDES, Márcio Sá, a proteção ao idoso é uma das atribuições da assistência social na atenção básica, no acolhimento a estas pessoas, principalmente àquelas que tiveram seus vínculos rompidos com a família e dar assistência em situações de violação dos diretos do público idoso. Em Timon, a SEMDES possui os serviços da Casa do Idoso e Residência Inclusiva, além das ações dos CRASs e Centro de Convivência do Idoso.
Também estiveram presentes no evento, João Rodolfo, vice-prefeito de Timon, Francisco Cruz, presidente do Conselho Municipal do Idoso, Íris Oliveira, coordenadora da EJA-SEMED, Para – EJA – Prof. Íris , Equipe Centro de Convivência do Idoso e representantes da Associação Recreativa do Idoso de Timon- ARIT .
Dia Mundial do Idoso
Neste 1º de Outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. A data foi instituída em 1990, pela Organização das Nações Unidas (ONU,) para homenagear os mais velhos e também chamar a atenção para as questões que envolvem a pessoa idosa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a longevidade no Brasil, em 2019, era de 76,6 anos, três meses a mais do que em 2018. Entre homens, a duração média da vida era de 73,1 anos e, nas mulheres, de 80,1 anos.