Timon possui três Centros de Atenção Psicossocial (Caps): Adulto, Álcool e Drogas (AD) e Infantojuvenil. Nesses locais são oferecidos atendimentos com psiquiatra, psicólogo, além de toda equipe multidisciplinar e suporte diário para os pacientes de segunda a sexta, com dispensação de medicação, atendimento idividual e grupos terapêuticos, acolhimento aos pacientes e visitas domiciliares. Mensalmente, os centros realizam mais de 3.400 atendimentos. Além disso, o município possui de forma presencial, o Ambulatório de Saúde Mental, com atendimento psiquiátrico e psicológico de segunda a sexta na Policlínica da cidade.
Além dos serviços presenciais ,durante a pandemia a Secretaria Municipal criou o “Alô Psicólogo”, teleconsulta gratuita com psicólogo,
“Diante do contexto da pandemia, que limitou o atendimento presencial no momento em que a população está vivendo, vimos essa necessidade. Outro aspecto importante é que favorece o atendimento às pessoas que têm dificuldades de acesso ao serviço presencial devido à distância, por residirem na zona Rural ou pacientes com fobia social, por exemplo, se beneficiam desse atendimento através do telefone (ligação ou vídeo)”, explica Laiana Sousa, coordenadora municipal de saúde mental. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, através dos telefones: (86) 9 9815-9221 e do (86) 9 9816-3425. A população pode receber atendimento psicológico on-line gratuitamente, em teleconsulta, ligação ou através do whatsapp.