Uma linda ideia nasceu e já virou um projeto pioneiro em Timon. O Projeto ‘Rapunzel’ nasceu da necessidade das pacientes que estão em tratamento contra o câncer que perderam seus cabelos. Nele elas recebem gratuitamente perucas através da solidariedade de outras mulheres. A grande missão é trazer o sorriso de volta da paciente, melhorar sua autoestima e ajudar a fortalecê-las durante o tratamento”, explica Maria José Torres, coordenadora do Centro de Apoio Integrado à Saúde da Mulher (CAISM).
O CAISM é o banco de recebimento das doações dos cabelos e de lá a coordenadoria encaminha para a confecção das perucas. Nesta segunda-feira (09), as primeiras pacientes receberão suas perucas, às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Garcia Medeiros, cabeleleiro e um dos idealizadores dos projeto explica que “O intuito logo mais é expandir e cadastrar ,em Timon, salões que apoiem a causa e já possam fazer a doação diretamente para o centro, esses salões receberão as instruções para melhor aproveitamento dos cabelos”, ele ainda acrescenta que o “Rapunzel” recebe a doação de qualquer mulher e incentiva essa atitude de solidariedade”. A confeccionadora das perucas é Selda Alves, que como todos os envolvidos realizam esse trabalho solidário.
Como funciona o projeto ‘Rapunzel’?
É simples! Para doar os cabelos basta levar até o Centro de Apoio Integrado à Saúde da Mulher (CAISM), localizado na Av. Teresina, no Centro, em Timon. E para a paciente que deseja ganhar uma peruca é só se cadastrar no Centro e aguardar o contato da coordenação.