O boletim epidemiológico da Covid-19 desta terça-feira (03) registra uma marca de esperança e regressão da disseminação da Covid-19 no município. São 21 dias sem registro de óbito pela doença. O índice de transmissão permanece há duas semanas abaixo de 1. Na 29º semana Timon registrou 0,60, na semana atual, 30ª semana, o índice registrado é de 0,92. O Ministério da Saúde preconiza que esse número deve ser menor ou igual a 1.
“Já estamos com 57% da população vacinada com a 1ª dose e isso tem afetado de forma positiva a população. As vacinas salvam vidas e todos os esforços são voltados para imunizar a população e melhorar cada vez mais a rede de atendimento ao paciente” afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde do município. Ele ainda acrescenta que “Todos os dados indicam uma possível estabilização dos casos da doença, porém, manter as medidas sanitárias é essencial, nossa missão é continuar avançando na vacinação contra Covid-19. A Prefeitura de Timon segue mantendo todas as medidas necessárias para evitar a disseminação dessa doença e aplicando as doses de esperança” completa. Timon já aplicou mais de 99.000 doses das vacinas contra Covid-19.
Timon possui um comitê gestor de enfrentamento à Covid-19 formado no início da pandemia. Medidas constantes são tomadas e publicadas através dos decretos semanais baseados nos dados epidemiológicos.
“O município está avançando no enfrentamento ao coronavírus e os esforços conjuntos, da prefeitura, empresários, comerciantes e, sobretudo, população, permitiu que estabilizássemos nossos indicadores de modo que, gradativamente, estamos voltando à normalidade. Trata-se de um processo lento mas responsável, e que exigirá de todos nós ainda mais compromisso para continuarmos vencendo o vírus”, Saney Sampaio, secretário de Governo.