26 de agosto de 2017
Prefeitura realiza com sucesso 12ª Conferência Municipal de Saúde

A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Timon, iniciada na noite desta sexta-feira (25/08) e com prosseguimento neste sábado (26/08), reúne gestores, prestadores de serviços aos SUS, trabalhadores e a sociedade civil organizada com o propósito de mostrar que o SUS é uma política de gestão participativa e democrática.
Com o tema “Os desafios da Saúde diante do subfinanciamento do SUS”, a 12ª conferência visa colocar em pauta o plano plurianual da gestão municipal, formatar o plano municipal de saúde para o quadriênio 2018/2021 e também eleger os novos conselheiros de saúde para o biênio 2018/2020.

O secretário de Saúde do município, Marcio Sá, falou sobre as propostas do evento e demandas importantes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa conferência objetiva discutir o SUS para reafirmarmos os seus princípios, tendo como um dos princípios mais importantes a participação popular para sua consolidação. Eu sempre afirmo que o bom atendimento, um bom acolhimento, onde o servidor se coloca no lugar do paciente, configurando assim o atendimento humanizado, este ainda é o melhor caminho para excelência da prestação dos serviços em Saúde. Por isso peço para todos os profissionais que façamos a nossa parte e atendamos bem a nossa população, pois é nosso compromisso, nossa responsabilidade e trabalhamos arduamente para cumprir nosso papel”.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosenilda Torres, afirmou que a conferência é definida como um marco na história de Timon. “Essa é a terceira conferência na gestão do prefeito Luciano Leitoa, um momento que marca a história do município. Acredito que todos, que aqui estão, tem o propósito de contribuir com os avanços da Saúde Pública. Vemos a crise que assola o país. Uma crise moral, política, econômica e que ameaça inclusive os direitos conquistados pelos usuários do SUS. E é em movimentos como este: fórum legítimo de encontros com a sociedade, que reafirmamos a necessidade de estarmos juntos em prol da defesa desse Sistema Único de Saúde”.

Representando o prefeito Luciano Leitoa, o vice-prefeito João Rodolfo falou de investimentos na Saúde e sobre o trabalho realizado no município. “Ano passado a cidade de Timon investiu bastante na área da Saúde, a exemplo das construções e inaugurações de várias UBS (além de mais 07 unidades que serão entregues até o final do ano) e tudo com ajuda do deputado Rafael Leitoa, que tem aparelhado essas unidades, por meio de emendas. Entretanto a gente sabe que ainda há muitos desafios, entre os quais: o repasse do Governo Federal, com valor que não vem completo, sendo insuficiente para cobrir as demandas, o que torna um desafio esse trabalho. Mas conhecemos o trabalho do secretário e de toda sua equipe e temos certeza que ouvindo a voz da população, nas questões das deficiências que ainda existe, vamos avançar”.

O Deputado Estadual Rafael Leitoa, que prestigiou o evento, citou os investimentos conquistados no parlamento para garantir uma saúde pública de qualidade no município. “É preciso compromisso de quem governa e, em conferências como esta, com a participação da sociedade, venceremos desafios”.

A palestra magna do evento foi proferida pelo médico pediatra Edmundo Costa Gomes, que foi ex-secretário estadual de saúde do Maranhão, ex-gestor municipal de saúde por 3 vezes de São Luís e ex-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O palestrante trabalhou o tema da conferência, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância de se ter esse sistema consolidado.

No sábado (26), o gestor municipal de Saúde abriu as palestras com a temática “Avanços e desafios da gestão” onde fez uma retrospectiva, iniciando em 2013 quando o município reabriu todas as Unidades Básicas de Saúde e as unidades de média complexidade como Policlínica, HPA, Caism e Caps. Na oportunidade, Marcio falou sobre as UBS que foram construídas, bem como reformas e ampliações, tudo por meio de emendas parlamentares no valor de R$ 1.650 mil (hum milhão, seiscentos e cinqüenta mil reais), do deputado estadual Rafael Leitoa de recentes conquistas como a implantação de 05 novas equipes do NASF e o acréscimo de mais 61 Agentes Comunitários de Saúde. Ainda entre as conquistas, de acordo com o gestor, nesta semana foi habilitado o Centro Especializado em Reabilitação, que vai ser instalado onde hoje funciona o Centro Integrado de Atendimento Educacional Especializado Maria do Carmo Neiva, expandindo esse centro que passará a atender todas as faixas etárias.

A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Timon encerra no final desta tarde com a eleição dos novos conselheiros de saúde do município.


