• Portal da Transparência

22 de julho de 2021

Timon firma compromisso contra o Trabalho Infantil e Trabalho Escravo

O município confirmou adesão à 2ª Edição do Selo Estadual: Município Sem Trabalho Infantil e Trabalho Escravo -2021

 

O município de Timon iniciou as articulações para participar da 2ª Edição do Selo Estadual: Município Sem Trabalho Infantil e Trabalho Escravo -2021. A prefeita de Timon, Dinair Veloso, firmou o compromisso, quando deu o primeiro passo nas ações, assinando o termo de adesão ao Selo.

Nesta quarta-feira 21/7, o secretário da SEMDES, Márcio Sá se reuniu com a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Gerência da Proteção Social Especial e equipe do cadastro único (Cadúnico) para alinhar as ações desenvolvidas por Timon, para conquistar o Selo de 2021. As articulações entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação também já foram iniciadas.

Durante o encontro, foi tratado sobre as ações que serão desenvolvidas em Timon no combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo. As primeiras ações são mobilizar as instituições municipais como: as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, além de sensibilizar movimentos socais, conselhos de direitos e de políticas públicas, conselhos tutelares, associações para executarem as ações estratégicas de erradicação do trabalho infantil nos seus territórios. Nos próximos passos haverá reuniões de capacitação para identificação do trabalho infantil e trabalho escravo, audiências públicas e campanhas de conscientização.

A 2ª Edição do Selo, é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social-SEDES e tem o objetivo de estimular ações, nos 217 municípios maranhenses, que contribuirão para a prevenção e erradicação do trabalho infantil e, ao mesmo tempo, contribuirão com a prevenção à submissão de jovens e adultos ao trabalho análogo ao escravo.

Ao final de todas as etapas, o município que realizar todas as metas receberá o certificado do Selo Estadual: Município Sem Trabalho Infantil e Trabalho Escravo -2021 e ainda uma premiação de kits multimídias, lúdicos e pedagógicos para serem utilizados pelo município.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura