A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES criou o Projeto Cuidar, que vai levar todos os serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS para mais perto da população, sempre às sextas-feiras, as equipes do CRAS, referente ao bairro, estarão nas associações de moradores prestando atendimento. Nesta sexta-feira( 23/7), a primeira edição do Projeto Cuidar vai ser na Associação de Moradores do Cícero Ferraz, que fica na rua 25 130- A, bairro Cícero Ferraz (rua principal), das 7h30 às 13h.
Durante a manhã, vão ser oferecidos atualização cadastral do Bolsa Família, Cadastro Único, Tarifa Social de Energia, Tarifa Social de água e BPC (Benefício de Prestação Continuada), para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência. Também serão oferecidos os serviços de acompanhamento familiar, às gestantes, benefício eventual, programa Criança Feliz ( 0 a 3 anos) e (0 a 6 anos com deficiência), além de outros serviços.
Os CRASs também realizam a busca ativa em situações de risco, promovem a prevenção dessas circunstâncias e realizam os encaminhamentos, assim como: serviços setoriais nas áreas da educação e saúde; proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos; orientações e encaminhamento a outros serviços do governo federal.
Esse formato itinerante tem o objetivo de levar os serviços da Assistência Social, mas perto das pessoas e através da parceria com as associações de moradores de Timon, facilitar o acesso das famílias timonenses aos serviços da SEMDES.
“Temos cinco CRASs que atendem toda a zona Urbana e Rural, estamos trabalhando uma forte parceria com associações de moradores e entidades, para levar as nossas equipes do CRASs para dentro das sedes das associações facilitando mais ainda a vida dos usuários que queiram fazer atualização de cadastro, que queiram conhecer os programas socais. O principal objetivo é levar os CRASs para mais próximo das pessoas, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade e que precisam dos atendimentos da SEMDES”, ressaltou o secretário da SEMDES, Márcio Sá.