• Portal da Transparência

15 de julho de 2021

Oficina ortopédica vai fabricar próteses para Pessoas com Deficiência em Timon

O Centro Especializado em Reabilitação Maria do Carmo Neiva, em Timon, vai ganhar uma oficina ortopédica. Esta é uma reivindicação das entidades e associações que representam Pessoas com Deficiência no município. As obras já iniciaram e a previsão de conclusão é nos próximos seis meses.

A prefeita Dinair Veloso visitou a obra e destacou a importância da oficina ortopédica para as Pessoas com Deficiência.

“Vamos ampliar os serviços de atendimento para pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva. O Centro Maria do Carmo Neiva já é referência nesse  tipo de atendimento e ,agora, com a oficina serão fabricados, no próprio Centro, aparelhos que serão utilizados na reabilitação destes pacientes”, ressalta a chefe do Executivo Municipal.

O secretário municipal de Saúde, Marcus Vinicius Cabral, explica que na oficina ortopédica serão confeccionados aparelhos ortopédicos sob prescrição médica.

“Serão fabricados produtos ortopédicos sob medida, como órteses, próteses, coletes e adaptações para cadeiras de rodas. Também serão feitas bengalas, andadores e cadeiras de banho”, conta.

O projeto da obra foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e Infreaestrutura (Seinfra). Os recursos, na ordem de R$ 530 mil, são oriundos do Governo Federal. A oficina terá 386 m2.

CER IV

Atualmente, o Centro Especializado de Reabilitação Maria do Carmo Neiva é tipo II. Adaptado para CER tipo IV, os serviços serão ampliados para quatro tipos de especialidades. Serão investidos cerca 200 mil oriundos de recursos próprios.As obras serão executadas pela Secretaria Municipal de Saúde com projeto da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Entre os tipos de atendimentos que serão oferecidos no Centro Especializado de Reabilitação Maria do Carmo Neiva IV estão: especialidades auditiva, física, intelectual e visual. O CER IV também terá salas de atendimento de otorrinolaringologia, audiometria, exames auditivos, fisioterapia, ortopedia, neurologia, triagem e consultas de enfermaria, biometria, oftalmologia, laboratório de prótese ocular, orientação de mobilidade, atendimento terapêutico em grupo infantil e adulto, dentre outros serviços.

“A adequação do Centro Especializado de Reabilitação Maria do Carmo Neiva para CER IV vai impactar positivamente na vida dos timonenses que precisam de atendimento especializado. Na reabilitação atendemos crianças a partir de 0 ano  de idade até este paciente desenvolver suas habilidades e independência para uma vida plena em sociedade ”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Marcus Vinicius Cabral.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura