Funcionários da unidade socioassistencial Lar da Criança, “Promotora de Justiça Elda Maria”, que assiste crianças e adolescentes institucionalizadas, mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-SEMDES, participaram de uma capacitação teórica sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimento realizada pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da SEMDES.
Na oportunidade foi orientado sobre a higiene pessoal dos manipuladores, higiene do ambiente e dos locais onde são armazenados os gêneros alimentícios; foi abordando também a prevenção à doenças causadas por alimentos, conservação, armazenamento e preparo dos alimentos.
A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, Daniele Carvalho Lima, ressaltou a importância desse treinamento. “Essas capacitações são de suma importância para que os manipuladores tenham bons hábitos no preparo das refeições, considerando o aumento do conhecimento dos mesmos sobre boas práticas. O curso foi baseado na Resolução do Regulamento Técnico de Boas Práticas para serviços de Alimentação – da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”. A capacitação foi ministrada pela nutricionista Naiara Andrade.
O curso tem como objetivo aperfeiçoar as cozinheiras e auxiliares nas boas práticas de manipulação de alimentos, visando assegurar a qualidade no recebimento, higienização, armazenamento e preparo dos alimentos evitando contaminações e riscos à saúde dos consumidores.
Lar da Criança “Promotora de Justiça Elda Maria”
No lar em Timon, as crianças e adolescentes possuem estrutura com uma equipe de psicólogos, assistentes sociais, técnicos em prática de esportes, em enfermagem, orientadores pedagógicos, serviço de acolhimento e cuidadores em regime de plantão, além de alimentação e inserção nas escola da rede municipal de ensino. A prioridade do Lar é trabalhar para que a criança ou adolescentes possa ser reinserido no seio familiar de origem ou em uma nova família.