O Centro de Zoonoses de Timon completou, nesta quarta-feira (23), 26 anos de fundação. A unidade se firma a cada dia como referência no Estado do Maranhão no que diz respeito a atendimento veterinário e controle de doenças.
Na gestão da prefeita Dinair Veloso os serviços do Zoonoses estão mais próximos da população. Nas últimas cinco semanas, o Zoonoses Itinerante levou equipe especializada aos bairros de Timon e fez 800 atendimentos veterinários.
A solenidade que marcou os 26 anos do Centro de Zoonoses de Timon contou com a presença do vice-prefeito João Rodolfo, que representou a prefeita Dinair Veloso, vereadores e secretários como o de saúde Vinicius Cabral.
“Hoje prestamos contas dos serviços do Zoonoses Itinerante. A iniciativa tem sido um sucesso e leva atendimento veterinário para bairros mais distantes onde os moradores possuem dificuldades para irem presencialmente ao Centro de Zoonoses. Prestamos contas das cinco edições do Zoonoses Itinerante. Foram 800 consultas médicas com veterinários, três mil doses de vacina antirrábica aplicadas e 129 testes rápido de leishmaniose feitos”, conta Marcos Moura, diretor do Centro de Zoonoses.
O Centro de Zoonoses de Timon oferece atendimento ambulatorial gratuito, com prioridade para pessoas que possuem menor poder aquisitivo. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 (manhã) e das 14h às 17h (tarde).
O Centro de Zoonoses também disponibiliza orientações sobre posse responsável de cães e gatos, desratização, ecologia e biologia dos insetos que inclui: dengue, calazar, malária, cilariose, doenças de chagas, febre amarela silvestre, captura de morcegos e todos os tipos de animais peçonhentos e recolhimento de animal de relevância à saúde pública e doações de animais.
O Centro de Zoonoses de Timon fica no bairro Parque Piauí, Rua 16 (entre a 90 e a 100).