Membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Timon estiveram reunidos com a participação de 14 representantes do poder público e sociedade civil, nesta quarta-feira, 16 de junho, de forma presencial pela primeira vez este ano. Na ocasião, foram respeitados os protocolos contra a Covid -19. O encontro foi para deliberar sobre a XIV Conferência Municipal de Assistência Social de 2021.
O tema da Conferência de 2021 será XIV “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentamento às desigualdades e garantir a proteção social”. A Conferência ocorrerá nos dias 26 e 27 de agosto, em Timon. Mas antes haverá também as pré-conferências, a primeira ocorrerá na zona Urbana, nos cinco CRASs e no CREAS, no dia 18 de agosto, com rodas de conversa e a segunda, na zona Rural no dia 21 de agosto, no povoado São Miguel, onde será contemplada também a população ribeirinha.
O objetivo da conferência tratar do Plano Municipal de Assistência Social e deliberar propostas para ações da política municipal de assistência social. A conferência é realizada como um espaço democrático de construção social e participação política, no intuito de implementar políticas públicas sociais no município.
A cada dois anos, o evento, que é realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), com o objetivo principal de socializar as questões mais importantes do município, a fim de buscar o fortalecimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Podem participar da conferência, em agosto, assistentes sociais, estudantes, representantes dos conselhos, entidades, associações de modo geral e o público assistido pelos cinco CRASs de Timon.