• Portal da Transparência

15 de junho de 2021

Em Timon, ações marcam 15 de Junho, Dia Mundial de Conscientização  da  Violência contra idosos

15 de junho é lembrado como o  Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, declarado pela  ONU em 2006. Desde  então, várias ações vêm sendo realizadas para preservar os idosos de situações de violência. Dentro da temática, todos os anos se realiza a Campanha Junho Violeta, para tratar da conscientização e sensibilização para os cuidados com a população idosa, em garantir a proteção e o combate à violência. Em Timon, a data foi marcada por várias mobilizações de conscientização, realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social- SEMDES.

Marcio Sá, secretário da SEMDES destacou o Junho Violeta. “Essa luta não é apenas da Prefeitura de Timon, todos nós podemos fazer nossa parte denunciando para o disque 100, e demais autoridades competentes, vamos fazer valer o Estatuto do Idoso, nós da SEMDES trabalhamos várias campanhas para proteger nossos idosos”.

Na Casa o Idoso,  foi organizado um café da manhã com ações de saúde. Os idosos assistidos puderam verificar pressão e ainda participaram de uma roda de conversa sobre o tema.  Mantendo todos os protocolos de segurança sanitária, por contra Covid -19, foi realizada a ação voltada aos abrigados assistidos pela Casa do Idoso, mantida pela secretária, que dá assistência a idosos que tiveram seus vínculos familiares rompidos.

Na ocasião a coordenadora do abrigo,  Deuzenira  Fernandes  falou da importância do tema. “Nesse período de pandemia, principalmente, temos que levar e ter consciência sobre o combate à violência ao idoso, esses esclarecimentos sobre o tema são muito importantes para que toda a sociedade procure proteger  as pessoas de mais idade”.

Também na manhã desta terça-feira, houve a realização de um Webinário com o tema: “Em Defesa dos Direitos a Pessoa Idosa”, promovido pelo Centro de Convivência do Idoso, da SEMDES. O debate contou com a participação, do secretário da SEMDES Marcio Sá,  da delegada da Mulher de Timon, Mariely Vilhena, Francilene Santhiago, da Secretaria de Direitos Humanos, Lorena Brito, psicóloga do CREAS, Gislene Alcântara, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso e Alana Patricia, Assistente Social da SEMDES, que realizou mediação do debate, que contou  com a presença de dois interpretes em Libras.

Gilsene Alcântara, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso também destacou a importância de conscientizar a população no combate à violência contra a pessoa idosa. “É muito oportuno e necessário tratar dessa conscientização e promover ambientes mais saudáveis aos nossos idosos, protegê-los de qualquer tipo de violência. E o município realiza esse Webinário, nesse período de pandemia, porque as ações dos órgãos precisam continuar e contamos com a participação do CREAS, Direitos Humanos e da Delegada da Mulher, foi muito proveitoso”.

No CRAS do Cidade Nova também foi realizada uma roda de conversa com idosas, que estavam  a espera dos atendimentos. Foram dados  esclarecimentos sobre a Política de Assistência Social ao Idoso e ainda sobre a Campanha Junho Violeta, com o  objetivo de conscientizar esse público da importância de denunciar a violência contra o idoso. Na ocasião também foram entregues vários Passes livres  do Idoso Municipal e Federal para as idosas que estavam presentes na atividade, toda a ação seguiu o protocolo de segurança contra a Covid- 19.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura