O município não possui nenhum registro da nova variante da Covid-19, nomeada de cepa indiana. Até o momento o único caso confirmado é do tripulante do navio, internado em uma Unidade de Terapia Intensiva , em um hospital privado de São Luís. Em Timon, a Prefeitura se atencipa e já está tomando as medidas de prevenção contra uma possível chegada da variante B.1.617.2 e dando continuidade aos protocolos medidas que já vinham sendo adotados contra à Covid-19.
As barreiras sanitárias serão intensificadas no acesso à Ponte da Amizade ao município. A equipe da Vigilância Sanitária (VS) nesta quarta (26),a partir das 10h, estará com a Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito realizando uma pesquisa sanitária na descida da ponte. Além disso, a Força-tarefa noturna será reforçada aos finais de semana, nos bares e locais de grande fluxo. “Estamos tomando medidas extraordinárias e preventivas para esse momento. A Vigilância Sanitária vai iniciar uma busca ativa na rodoviária, para identificar casos suspeitos da Covid-19, redobrando a fiscalização e a pesquisa sanitária com passageiros que estejam chegando ao município”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de saúde do município.
Além dessas ações de fiscalização, Timon avança na vacinação contra a Covid-19. Mais de 40.000 doses já foram aplicadas, somando a 1ª e a 2ª dose. Nesta quinta-feira (27), Timon amplia a campanha para pessoas com comorbidades e para os beneficiários do BPC com 30 anos ou mais. E continua a vacinação para pessoas com 60 anos ou mais, nos quatro pontos de aplicação das doses.