Nesta sexta-feira (14/5), Timon recebeu a placa de reconhecimento de evolução da Tarifa Social de Energia, entregue à Prefeita Dinair Veloso, pela Concessionária Equatorial Energia do Maranhão. A cidade se destacou como um dos municípios maranhenses que mais realizaram cadastro de famílias de baixa renda, no Programa Federal de Tarifa Social de Energia. Timon passou de 15.901 famílias cadastradas em 2019, para 21.279 famílias em 2020. Os municípios são responsáveis pelo cadastro do NIS (número de identificação social), que dá acesso ao cadastro no programa, em Timon quem realiza esse cadastro é a Secretaria de Desenvolvimento Social- SEMDES.
Para a prefeita Dinar Veloso, esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo entre a prefeitura e a Equatorial.
“É um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Equatorial, que realizaram esse trabalho. O que mais alegra é a consequência desse esforço coletivo, que é fazer chegar o beneficio às pessoas que mais precisam, principalmente agora na pandemia, que é ter esse desconto na conta de energia.”
O Secretário da SEMDES, Márcio Sá, destaca ações da assistência social em inserir cada vez mais pessoas que precisam em programas sociais nos âmbitos, municipal, estadual e federal.
“Trabalhamos para que toda a população, que tem direito, possa ter acesso a todos os programas sociais, essa evolução no cadastro da tarifa de energia se deve ao empenho da equipe de cadastro da SEMDES, coordenada pelo Givalto Sucupira. Temos a responsabilidade de assistir toda a população de baixa renda e ampliar o acesso de quem precisa, por isso vamos reforçar a busca ativa, oferecer mais treinamentos aos servidores, fortalecer a atualização dos cadastros e manter a população bem informada”.
Renato Mendes, gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial/MA destacou a parceria produtiva com o município.
“Timon teve uma evolução muito forte, de 2019 para 2020,foram cadastrados mais 6 mil novas famílias que passaram a ter desconto na conta de energia, essa parceria, que leva a evolução, é que deve existir e que vai continuar entre Timon e a Equatorial. A Equatorial em breve estará treinando os profissionais do município, com a Plataforma SOMOS, em que nos CRAS a população poderá realizar o cadastro para se beneficiar com a tarifa social de energia”.
Em Timon, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social- SEMDES, através da Coordenação de Cadastro Único, realiza o cadastro ou atualização do NIS e atrela o número ao cadastro no Programa Tarifa Social, que dá o direito, a família de baixa renda a receber o desconto na conta de luz, que varia de 10% a 100%. No Maranhão, a parceria é realizada entre a FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) e Equatorial, concessionária de energia do estado.
Para ter direito, a família deve ser de baixa renda e com o NIS atrelado ao programa, a pessoa realiza a inscrição no site da Equatorial (https://ma.equatorialenergia.com.br/ ) ou através do whatsapp (98. 2055.0116), a partir disso, a conta de luz passa a vir com o desconto. Lembrando que a atualização do cadastro junto à Tarifa Social deve ser feita a cada dois anos, nos CRAS ou na SEMDES(Rua Miguel, Simão, 825-Centro).