A Prefeitura de Timon dá continuidade, nesta quinta-feira (13), à imunização dos trabalhadores da rede pública e privada no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, das 8h às 16h. O município recebeu 400 doses da vacina Astrazeneca destinadas, exclusivamente, para a 1ª dose dos trabalhadores que estão na ativa.
Maria de Jesus da Silva, professora há 18 anos na rede municipal, ressalta a emoção de ser beneficiada com a primeira dose da vacina hoje, dia 13.
“É um momento muito especial para mim e também para todos os meus colegas profissionais da educação de Timon. Digo que é um momento único, um dia ímpar e acima de tudo, um dia muito emocionante”, afirma Maria da Silva.
Para Josélia Lima, professora do Ensino Infantil, a imunização representa mais um passo para a futura volta às salas de aula.
“Para nós, profissionais da educação, hoje é um dia muito especial porque a gente está muito tempo fora da sala de aula, esperando a vacina. Agora podemos ter pelo menos uma data de previsão para a gente poder voltar às escolas e poder ter contato com os nossos alunos”, ressalta Josélia Lima.
Petrucia de Melo, Diretora do Centro Educativo Pasqualina Coppari, se refere ao dia de hoje, como o ‘dia da esperança’.
“É com muita esperança e alegria que eu tomo, hoje, a primeira dose da vacina contra a Covid -19. Foi um momento bastante esperado, com muita ansiedade. Que dessa forma, a gente possa voltar às aulas de forma presencial”, diz a diretora Petrucia de Melo.
ATENÇÃO
A Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Timon, Clayre Anne Vasconcelos, pede atenção para o prazo preestabelecido entre as vacinas de Covid e Influenza.
“A campanha de vacinação contra a Covid-19 está acontecendo paralelamente à vacinação contra a Influenza, então devemos estar atentos ao intervalo de 14 dias entre as doses. Quem já recebeu a dose da vacina contra a gripe deve aguardar esse prazo para receber a vacina da Covid”, Clayre Anne.
A recomendação epidemiológica para a pessoa que ainda não recebeu nenhuma das vacinas é priorizar a dose contra Covid-19, segundo afirma Clayre Anne.
“Quem não recebeu ainda nenhum dos imunizantes, deve priorizar a vacinação contra a Covid e então, após 14 dias, procurar a da Influenza. E quem adquiriu a Covid recentemente deve aguardar quatro semanas, da data do início dos sintomas ou da realização do PCR, para receber qualquer um dos imunizantes”.