Conselhos Tutelares estruturados e prontos para atender as demandas é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social SEMDES. Timon conta com dois conselhos tutelares, atuando 24 horas. O município procura sempre dá o suporte necessário para o funcionamento pleno desse serviço tão importante: que é proteger crianças e adolescentes e agir quando houver violação dos direitos.
Nesta manhã desta sexta-feira (30/04), o secretário da SEMDES Márcio Sá, esteve no conselho tutelar II, no Parque Alvorada, para fazer um levantamento das demandas e atuações do conselho.
“Ainda estamos em uma pandemia e sabemos das dificuldades, sei do compromisso e responsabilidade dos conselheiros tutelares, por isso, queremos fazer um diagnóstico das ações do conselho e dar um suporte a mais nas demandas, para que o trabalho dos conselheiros seja desempenhado da melhor forma. Hoje, estive no conselho II e na próxima semana irei ao conselho I”, disse Márcio Sá.
Atualmente, cada conselho conta com cinco conselheiros, que estão à disposição para em casos de violação a crianças e adolescentes, há também a atuação de um advogado, assistente social e psicólogo para os casos que surgirem em cada conselho. Cada um possui sua própria sede nos seguintes endereços e contatos: Conselho Tutelar I, rua Antônio Guimarães, 701 A, bairro Parque Piauí – (86) 98862.0415 e Conselho Tutelar II, rua 17, Nº 401, Bairro Parque Alvorada – (86) 98863 2448.
Na reunião com a coordenadora do Conselho II, Danielle Rocha, ficou acertado o encaminhamento das demandas apresentadas como: uma melhor estrutura de informática, para catalogar os casos, alinhar as ações dos conselhos com o atendimento à saúde dos casos de violação, além de solicitar um incentivo na alimentação e no transporte dos conselheiros durante os atendimentos.