• Portal da Transparência

21 de abril de 2021

Agentes Comunitários de Saúde realizam cadastro da população no e-SUS

Na cidade de Timon, 336 agentes comunitários de saúde mantêm um cronograma de visitas às famílias da cidade. Desse total, 262 atuam na zona urbana e 74 na zona rural. Um dos objetivos desse trabalho é garantir o cadastro de cada cidadão no e-SUS, plataforma que permite o acesso mais completo à atenção básica pelo Sistema Único de Saúde. Esse trabalho é desenvolvido desde 2014 e tem relação direta com os recursos públicos destinados à saúde dos municípios.
O coordenador dos agentes comunitários de saúde de Timon, Ailton Carneiro, enfatiza a necessidade de se ter a maior quantidade de informações possíveis do perfil de cada munícipe.

“ Os agentes de saúde são considerados anjos da guarda da comunidade, então quanto mais informações nós pudermos ter de cada morador, melhor vai ser para a gente ter um diagnóstico da realidade da população da nossa cidade”. O financiamento da saúde é diretamente proporcional a quantidade de habitantes de cada município brasileiro. “Hoje nós temos 169 mil habitantes em Timon, nós precisamos cadastrar toda essa população, para que o município possa receber os recursos para serem trabalhados dentro da saúde pública”, completa Ailton Carneiro.

Equipes de agentes de saúde estão disponíveis para atender todos os timonenses. Para garantir o cadastro no e-SUS basta receber a equipe da área e apresentar documentos pessoais como, RG, CPF, certidão de nascimento no caso dos menores de 18 anos e cartão do SUS. O cadastro no sistema deve ser feito inclusive por quem tem plano de saúde. Os agentes geralmente residem nas próprias comunidades e trabalham devidamente identificados e para atestar a segurança da visita, é possível confirmar o vínculo do profissional no posto de saúde mais próximo.
Grávida de cinco meses a estudante Gleyciane Vitória, moradora do bairro Parque Piauí II, relata um atendimento rápido e tranquilo.

“É tudo tranquilo, não é preciso ter preocupação, no posto de saúde contamos com médicos, enfermeiros, vacina, nada falta. É muito bom contribuir com esse cadastro”.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura