De acordo com o Decreto Municipal da Prefeitura de Timon, em vigor até 16 de abril, somente serviços essenciais estão autorizados a funcionar, de forma presencial. Alguns serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social devem manter o funcionamento presencial nas atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro POP, Unidades de Acolhimento Institucional 24h para idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua e Conselhos Tutelares.
Nos cinco CRASs de Timon continuam de forma presencial serviços como; atualização cadastral do Bolsa Família, Cadastro Único, Tarifa Social de Energia e BPC (Benefício de Prestação Continuada), para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência.
Nos CRASs, também estão sendo oferecidos os serviços de acompanhamento familiar com as visitas domiciliares, assim como as gestantes continuam recebendo acompanhamento, famílias em vulnerabilidades recebem as cestas básicas por três meses. O serviço de benefício eventual, como as urnas funerárias também permanecem. E Crianças de 0 a 3 anos seguem acompanhadas pelo programa Criança Feliz.
Estão em pleno funcionamento, as unidades de Média Complexidade como: Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS,) que atua no serviço de acolhimento institucional à crianças e adolescentes e Centro Pop, que assiste a população em situação de rua, assim como os abrigos de idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência e em situação de rua, como: Casa do Idoso, Lar da Criança, Residência Inclusiva, Casa Cidadão, e ainda os Conselhos Tutelares I e II.