A Prefeitura de Timon vem realizando um diálogo direto com os donos das escolas da rede privada do município. Antes da decisão da retomada das aulas no início dessa semana, foram realizadas reuniões entre os gestores e a Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, a Vigilância Sanitária (VS) realizou uma capacitação com as escolas para o cumprimento das medidas sanitárias.
” Diariamente fazemos visitações orientando e reforçando os protocolos. Medidas sanitárias como uso de máscara, uso dos EPIs, adevisos de identificação, dispensers de álcool e todos os outros são repassados a cada fiscalização, para que tenhamos segurança de 100% nessa retomada”, explica Rosa Maria, fiscal sanitária. Ela ainda acrescenta que ” como já temos essa parceria e já houve uma capacitação anterior então agora é realmente o momento de alinhar essas medidas e acompanhar o andamento dos protocolos dentro da escola, com toda a comunidade escolar”, afirma.
Ana Patrícia Machado, diretora do Centro Educacional Ana Machado, participou de todas as reuniões e treinamentos sua escola está seguindo todas as medidas sanitárias necessárias
“Foi muito importante essa capacitação antes da retomada, porque nos deu todas as coordenadas para seguir os protocolos. Todas as orientações e essa forte parceria com o município nos deixa mais seguros para esse retorno. Temos um canal direto com a Vigilância Sanitária, que nos orienta e vai nos dando o suporte. As fiscalizações são importantes porque nos ajuda a estar sempre melhorando, mantendo as medidas e tirando qualquer dúvida” afirma a gestora.
Entre os protocolos determinados está o uso obrigatório de máscaras por toda a comunidade de escolar, uso de EPIs pelos funcionários, distanciamento de 1,5m entre as carteiras dos alunos, identificação da capacidade máxima de pessoas dentro dos banheiros, demarcação no chão, dispensers de álcool em gel 70% disponíveis para o uso, por determinação não há manipulação
de alimentos nas cantinas e cada aluno traz sua garrafa de água individual, entre outros protocolos que reduzem consideravelmente a propagação e contaminação da Covid-19 e de outras doenças. As escolas que apresentam déficit no cumprimento das medidas são notificadas e é dado o prazo de 3 dias para o cumprimento.