A Secretaria de Desenvolvimento Social – SEMDES, nesta segunda-feira (15), encaminhou mais jovens ao mercado de trabalho por meio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). Na ocasião foram entregues o fardamento que será utilizado pelos jovens.
Eles estão participando de treinamento realizado pela SEMDES em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), ONG nacional, que atua na intermediação ao emprego para jovens e adultos em situação de risco social. Na oficina, foram compartilhados conhecimentos nas áreas de informática, marketing pessoal, atendimento ao público e empreendedorismo.
Para Emanuelle Sousa Rodrigues de de 17 anos, que foi uma das jovens recrutadas pelo CRAS da Vila João Reis, essa é uma grande oportunidade.
“Irei trabalhar no setor administrativo do Banco do Nordeste, fiz o treinamento e as minhas expectativas são as melhores, estou feliz em ter terminado o ensino médio e já ter um trabalho, mas vou continuar estudando para fazer o ENEM”, disse a jovem.
Outros jovens como Emanulle, também, irão ser encaminhados, eles foram recrutados dos CRAS Parque União e Joaquim Pedreira, em breve estarão atuando no mercado de trabalho pela primeira vez.
A coordenadora do programa em Timon, Francisca Almeida Araújo, destaca o programa do Acessuas Trabalho, como uma porta que se abre para os jovens em vulnerabilidade em Timon, que são identificados através dos CRASs, que acompanham famílias que são beneficiárias de bolsa família, ou outros benefícios e que possuem o perfil de baixa renda.
Para a secretária da SEMDES Violêta Nolêto, esse é um momento muito importante na vida desses jovens.
“Através da SEMDES, por meio dos CRAS em parceria com a ONG, esses jovens vão ter oportunidades. E que, eles abraçarem essa oportunidade com dedicação, pois dessa, irão surgir muitas outras. A SEMDES com mais essa ação vai concretizando um dos seus objetivos de fortalecer a construção da cidadania”. Disse Violêta encorajando os jovens que agora vão para suas primeiras experiências no mercado de trabalho.
O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Para participar do Programa é necessário estar inscrito no Cadastro Único, possuir o número do NIS e ter entre 14 e 59 anos. As inscrições para participar do programa são realizadas nos CRAS, devendo apresentar cópias do RG, CPF, Comprovante de Residência e o NIS.