Comunidades quilombolas de Timon, receberam no último sábado (13), ações da SEMDES através das equipes do Cadastro Único, Bolsa Família, Coordenação de Programas, Projetos, Serviços e Benefícios Socioassistenciais e do Departamento de Segurança Alimentar. O objetivo foi realizar a atualização do Cadastro Único (Cadúnico) das famílias quilombolas da zona Rural de Timon.
A ação foi realizada na Escola Municicipal Canuto dos Santos, e foram atendidas 95 famílias das localidades; Monteiro, Ambrósio, Mundo Novo dos Pretos, São Miguel do Eutrópio, Buriti do Meio, Bandeira, Sucuruju, Baldino, Lagoa Seca, Salmoura e Mangabeira.
Para Givalto Sucupira, coordenador do Cadúnico, a atualização é fundamental para que as famílias quilombolas continuem recebendo os benefícios da assistência social.
“A Coordenação do Cadastro Único tem o foco na busca ativa dos grupos tradicionais e específicos, a ação foi voltada para a comunidades quilombolas do Povoado Monteiro. A próxima busca ativa será direcionada às comunidades Ribeirinhas”, pontuou Givalto.
Para a Secretária da SEMDES Violêta Nolêto, essa ação foi movimentada com articulação, envolvimento e parceria direta da Secretaria de Saúde, Educação, Presidente da Associação Reginaldo Silva e do Gestor da escola da comunidade Francisco Carneiro, o que só fomenta e promove processos de inclusão e está em consonância com plano de governo da Prefeita Dinair Veloso.