A Força-Tarefa que está coibindo festas clandestinas e aglomerações de Carnaval em Timon intensificou as ações neste fim de semana de semana e fez abordagens em 43 estabelecimentos.
Na última sexta-feira (12) oito estabelecimentos foram abordados e quatro receberam notificações das equipes. Duas festas clandestinas foram foram encerradas e notificadas. Os flagrantes foram feitos no bairros São Marcos e Parque Piauí. No sábado (13), de oito estabelecimentos fiscalizados, seis foram notificados. No bairro Júlio Almeida uma festa clandestina foi encerrada e houve, ainda, três denúncias de “paredão” de som em três eventos, que foram encerrados.
No domingo (14) 13 estabelecimentos foram abordados, sete notificados e duas festas clandestinas encerradas nos bairros Parque Piauí e Bela Vista. As ações também se concentraram na zona Rural onde seis locais foram fiscalizados nos Povoados Campo Grande e Piranhas.
As fiscalizações são feitas pela Força-Tarefa criada pela Prefeitura de Timon, através da Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS), e pelas Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros e Ministério Público Estadual.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Darlla Juliana constatou que muitas pessoas insistiram em fazer festas na zona Rural, mas que a Força-Tarefa está atenta para impedir aglomerações e conter o avanços dos casos de coronavírus. Houve flagrantes de festas particulares com aglomerações, ausência do distanciamento social , não uso de máscara e de “carros de som”.
“As pessoas se refugiaram para a zona Rural. No momento da fiscalização foram dispersados alguns eventos. Foram feitas diversas abordagens de locais com aglomeração , festas clandestinas e descumprimento do decreto vigente. Toda a atenção e disciplina social é necessária neste momento”, conta a coordenadora.
A comandante da Guarda Municipal, Kelle Veras, pede que a população seja parceira e consciente quanto à necessidade de cumprir o que determina o decreto municipal. Até o dia 21 de fevereiro estão proibidas matinês, bailes ou qualquer outro evento festivo que aglomere pessoas e facilite a disseminação do vírus. Música ao vivo em bares e restaurantes ,também, está proibida. Denúncias para a Guarda Municipal podem ser feitas através de ligações para o telefone (99)88364800, Vigilância Sanitária (99) 3212-6462 e para o Whatsapp da Polícia Militar (86) 3212-1078.
DMTRANS
Na Força-Tarefa o Departamento Municipal de Trânsito fiscalizou, fez patrulhamento nas principais vias da cidade e realizou autuações de estacionamento sobre o passeio. Na sexta-feira, as equipes do DMTRANS consultou, via aplicativo, a regularidade de aproximadamente 45 veículos, dentre carros e motos. Condutores foram orientados a retirarem seus veículos estacionados em passeio ou ao lado de canteiro central.