• Portal da Transparência

28 de janeiro de 2021

Centro Pop e Abrigo Casa Cidadão resgatam idosa e filho em situação de rua

Em oitos anos, a população brasileira em situação de rua cresceu 140%, e passa de 220 mil pessoas; entre desempregados, muitos dependentes químicos e trabalhadores informais. Os dados são da organização humanitária  Fraternidade Sem Fronteiras.

Desde 2014, a cidade de Timon conta com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para população em situação de rua (Centro POP). É um serviço destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Ele funciona conjuntamente com a Casa Cidadão, que serve como abrigo para as pessoas que estão nessa situação.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a população em situação de rua (Centro Pop) e Abrigo Casa Cidadão, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES),  realizaram mais uma ação bem sucedida.

A equipe recebeu uma denúncia de que uma idosa e seu filho estavam em situação de rua, próximo à rodoviária de Timon. De pronto a equipe foi ao local. No Abrigo Casa Cidadão receberam apoio na higiene e alimentação, assim como acolhimento provisório.

Neste caso, a psicóloga do Centro Pop e Abrigo Casa Cidadão realizou contato com a família dos usuários, que enviaram  as passagens para o retorno ao Estado do Pará, onde residem grande parte dos familiares.

 As pessoas em situação de rua que aceitam ir para a unidade, é oferecido emissão de documentos, kit de higiene pessoal para banho, roupas, café da manhã, almoço, lanche e janta, agendamento de consulta médicas, solicitação de aposentadoria junto ao INSS, cadeira de rodas (para os que precisam), encaminhamos ao CAPS (para pessoas com transtorno mental) e a Casa Cidadão oferece o abrigo. De acordo com a psicóloga Marivete Ribeiro, geralmente 25 pessoas são atendidas no Centro Pop mensalmente.

 “A própria sociedade procura a SEMDES e informa onde tem um morador de rua, o que leva a equipe a se mobilizar e ir ao encontro do morador, ou vem encaminhado da própria rede de saúde ou assistência social, e outras vezes, o próprio usuário vem procurar serviço e solicita atendimento”, explica a psicóloga do Centro Pop.

O Centro Pop, fica localizado na rua Firmino de Sousa, 640, Parque Alvorada.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura