Os pacientes em diálise do Centro de Terapia Renal de Timon – CTR começaram a ser vacinados na tarde desta terça-feira (26). A Secretaria Municipal de Saúde, seguindo o Plano de Imunização Estadual, incluiu nesta primeira fase os pacientes em diálise e oncológicos em tratamento com quimioterapia ou radioterapia no público prioritário para vacinação contra a Covid-19. No CTR, até hoje (27), 61 pacientes devem receber a vacina Coronavac, além de 31 profissionais de saúde que trabalham no local.
Natália Viviane é paciente do CTR e está em tratamento de hemodiálise.
“É muito importante essa vacina para proteger a gente, já que estamos com a saúde mais fragilizada. Ela vai nos ajudar a voltar à normalidade e acabar com essa pandemia”, afirma.
O Governo do Estado do Maranhão estabeleceu como prioridade os pacientes em tratamento por estes estarem expostos constantemente à rotina hospitalar e apresentarem baixa imunidade.
Novas unidades da vacina
Timon recebeu nessa terça-feira (26) mais 1.100 doses da vacina, desta vez , a Astrazeneca produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz, em virtude do alcance de 70% na vacinação com as doses do primeiro lote.