O Centro Pop e a Casa Abrigo Cidadão, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social –SEMDES, realizaram nesta Segunda -feira (18), uma palestra sobre o Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental. Os usuários das duas unidades, voltadas ao trabalho com a população em situação de rua, receberam a ação. A palestra foi ministrada pela psicóloga Marivete Ribeiro.
Na ocasião, foi esclarecido, aos participantes , que a Campanha do Janeiro Branco, significa a chegada de um novo ciclo, demonstrando as possibilidades e oportunidades que este ano pode trazer, no sentido de reorganizar a vida e reescrever nossa história.
A palestra, tratou como as emoções interferem na saúde mental.
“Devemos cuidar e falar sobre os nossos sentimentos, a fim de evitar impactos negativos em nossa saúde mental. No caso dos usuários, é importante eles pensarem sobre a retomada dos vínculos familiares, reinserção no mercado de trabalho e perspectiva para o futuro”.
Para finalizar, a ação do janeiro Branco, a psicóloga ressaltou: “É relevante reforçar a cada usuário, a importância de falarmos mensagens otimistas no nosso cotidiano, pois estas, contribuem para impactar de maneira positiva na saúde mental dos outros e em nós mesmos”.
O atendimento psicológico no Centro Pop e Casa Abrigo Cidadão é um serviço oferecido de forma constante aos usuários das unidades.