• Portal da Transparência

14 de janeiro de 2021

Em Timon CAISM destaca a importância da mamografia e incentiva pacientes a realizarem o exame

A mamografia é o principal exame de rastreio por imagem, para realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Segundo o INCA, o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 20,9% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

Em Timon Caism Centro de Assistência Integrado à Saúde da Mulher , que é a principal referência nos cuidados à saúde feminina, realiza o exame de mamografia e outros atendimentos no tratamento contra essa doença. O Centro possui o mamógrafo digital, essa tecnologia necessita de uma compressão menor para obter os registros de imagem, o que diminui o desconforto para a paciente.


Os exames são realizados no próprio Caism, localizado na Av. Teresina, 210, bairro Parque Piauí, de segunda a sexta, das 7h30 às 12h00. Para a marcação do exame basta dirigir se ao Centro, ou através das Unidades Básicas de Saúde mais próximas, ou com a equipe da Estratégia de Saúde da Família. “Durante a pandemia realizamos até quinze atendimentos pela manhã e temos capacidade de atender, diariamente, até vinte cinco mulheres. Nós pedimos as pacientes que nos procurem para que tenham um acompanhamento correto e possam se prevenir”, explica Maria José Torres, diretora do Caism.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda mamografia de rastreamento apenas para mulheres de 50 a 69 anos de idade, a cada dois anos. Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura