Nesta sexta-feira (27) as ações da Campanha Novembro Azul passaram por diversos locais no município. Durante todo o dia as equipes levaram mais conscientização e prevenção aos policiais militares do 11º Batalhão da Polícia Militar, aos pacientes e acompanhantes do Centro de Solidariedade e Apoio as Pessoas com Câncer da Casa de Palha, aos detentos da Unidade Prisional Maracujá e aos funcionários da empresa Justa Fama. Anualmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon promove esses eventos.
A equipe encerrou o dia de ontem com uma blitz educativa, na saída de um dos principais bancos da cidade para alcançar ainda mais pessoas. Devido à Pandemia da Covid-19, a campanha se estenderá até a primeira quinzena de dezembro.
“A campanha será realizada até o próximo mês, e com esses eventos conseguimos intensificar e aumentar o número de exames e palestras, para cada vez mais conscientizar os homens a se prevenirem desse tipo de câncer, o que mais mata ,é o preconceito com o exame”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde.
As ações são organizadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde, pela Coordenação do Núcleo de Educação em Saúde (NMES) e DANT’S (Doenças e Agravos não Transmissíveis) em parceria com Policlínica, a equipe de Estratégia de Saúde da Família, o Laboratório Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde. Foram promovidas Palestras, exame de PSA, teste rápido de HIV e Sífilis e vacinação.