17 de agosto de 2017

Projeto Qualificar insere timonenses no mercado de trabalho

EDI_5913

Não se pode planejar o futuro sem falar em oportunidade. Em Timon, a Prefeitura Municipal, através do Projeto Qualificar, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), tem trabalhado para transformar as idealizações de muitos cidadãos em realidade. A união entre as entidades é mais uma das sólidas parcerias quem têm dado resultados.

A ex-mecânica Samia Brito soube do projeto da prefeitura pelas redes sociais. Atuando numa atividade pouco convencional para o público feminino, ela sentia resistência de alguns empresários em contratá-la, mesmo a mecânica de veículos sendo uma de suas expertises. Pensando em melhorar seu currículo ela procurou o SENAC de Timon e hoje voltou ao mercado de trabalho formal.

_EDI5108

“É tudo muito novo para mim, pois estou atuando na área administrativa. De imediato, gostei do curso, porque expandi minha forma de pensar profissionalmente e agora estou pensando em fazer outra qualificação. Numa época de crise, precisamos ser multiprofissionais”, comentou.

Mesmo sendo uma oficina para carros, a empresa não dispunha naquele momento de uma vaga para mecânica, mas sim na área administrativa. Mas quem disse que o passado de Samia não contribuiu? Sabendo de suas habilidades, a empresária Ilmara Carvalho apostou na timonense. “Conheci o trabalho da Prefeitura de Timon com o SENAC quando fui dar uma palestra no Serviço de Aprendizagem. Foi justamente quando nossa empresa estava precisando de uma pessoa preparada, tanto tecnicamente quanto disposta a atuar na área administrativa. Vi o currículo dela e o fato de ela ter sido mecânica pesou bastante. É importante dizer àquelas pessoas que almejam uma vaga que elas precisam se reinventar para atender as necessidades dos empregadores; foi o que Samia fez”.

EDI_5918

Desde que chegou ao município, através de articulações da Prefeitura de Timon, o Senac encaminhou mais de 700 profissionais capacitados ao mercado de trabalho. “Timon está vivendo um momento muito importante, e a parceria entre a Prefeitura e o SENAC tem contribuído de muitas formas. O empresário local que faz parte do segmento de comércio, por exemplo, tem atendido às nossas demandas de alunos concludentes. Destacamos que um dos nossos objetivos é atender às expectativas do empregador. Hoje, temos vários alunos atuando dentro de suas áreas de qualificação, todos encaminhados após passarem pelo Projeto Qualificar da Prefeitura de Timon em parceria com o SENAC”, comentou a gerente do SENAC Cristiana Camelo.

A Prefeitura de Timon ressalta que, somente através do Projeto Qualificar, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), o Senac preparou 190 timonenses em diversos segmentos, sendo que muitos já estão inseridos no mercado de trabalho, assim como Samia Brito.

EDI_5922

EDI_5904