A partir da próxima segunda-feira, 17/08/, os restaurantes e demais pontos de alimentação de Timon poderão reabrir obedecendo ao Decreto nº 0175, de 12 de agosto de 2020, que contém as normas, regras de funcionamento, controle, higiene, convívio e de comportamento para a retomada econômica do município. Ainda está proibido o funcionamento de bares, botecos, pubs e estabelecimentos similares.
De acordo com o Decreto, os estabelecimentos devem obedecer ao protocolo específico para estabelecimentos comerciais destinados ao preparo e comercialização de refeições e pontos de alimentação em geral. Dentre as medidas, estão a higienização constante dos espaços, medidas que visem evitar as aglomerações em filas, sinalização para informar distância de 1,5 (um metro e meio) entre consumidores e mesas para consumo no local, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais que manuseiam e preparam os alimentos e muitas outras medidas que estão contidas no protocolo.
Os horários também estão definidos no protocolo e os estabelecimentos devem seguir o seguinte cronograma:
O secretário de Governo, João Batista explica que essas medidas estão sendo adotadas em conformidade com o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Novo coronavírus e o relatório epidemiológico da última quarta-feira, 12. O cumprimento dos protocolos é de fundamental importância para que os níveis de infecção possam se manter em situações aceitáveis, de controle e que não gerem pressões no sistema de saúde da cidade, o que poderia causar colapso e resultaria na adoção de medidas imediatas de interrupção da retomada e flexibilização da economia.
“Os dados do nosso último boletim epidemiológico demonstram que devemos ter um pouco mais de cautela nessa flexibilização , por isso, o comitê decidiu apenas autorizar abertura de restaurantes e pontos de alimentação, por entender que gera menor impacto nesse momento da pandemia”, explica o secretário.
Na próxima semana será avaliado um novo relatório epidemiológico, para que novas medidas possam ser tomadas, sempre visando a segurança sanitária e novas medidas de flexibilização, se for possível.
ACESSE AQUI O DECRETO COMPLETO E O PROTOCOLO PARA OS ESTABELECIMENTOS