Em reunião on-line, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) definiu e aprovou a Resolução Nº01/20, que normatiza o atendimento à população pelos Conselheiros Tutelares de Timon, durante a pandemia da Covid-19. A norma publicada nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial do Município, contribuirá para o aperfeiçoamento da atuação dos conselheiros em benefício da população, nesse período.
Durante a reunião, a resolução foi lida na íntegra, os conselheiros do CMDCA discutiram os artigos e votaram pela aprovação. Logo após, se reuniram também on-line com os Conselheiros Tutelares para apresentação e discussão sobre dúvidas e sugestões. A normativa foi acatada e decidido que serão realizadas reuniões frequentes entre os colegiados, a partir de agora, para verificação de outras demandas que forem surgindo.
A presidente do CMCDA, Violêta Nolêto explica que para a elaboração da resolução foi formada uma Comissão, que considerou os decretos municipais, estaduais e federais, as orientações do Conselho Nacional (CONANDA) e Estadual (CEDCA), do Fórum Colegiado Nacional dos Conselheiros Tutelares e as recomendações das organizações de saúde.
“Essa normativa será uma forma de dar suporte ao trabalho do Conselho Tutelar e ao mesmo tempo de fiscalização do atendimento e reordenamento do fluxo. Partiu de uma sugestão do Promotor Eduardo Borges e logo após a elaboração, procuramos também o auxílio do Procurador do Município, João Santos, que deu o aval e considerou que a resolução orienta bem a dinâmica de atendimento durante o período emergencial”, destaca a presidente.
Dentre algumas determinações ficou estabelecido:
A população pode e deve ajudar na atuação dos Conselhos Tutelares, denunciando:
Conselho Tutelar I
(86) 98862 0415
email: c.tdetimon@hotmail.com
Endereço: Rua Joca Assunção (Antiga Rua 70), nº 1635, Bairro Parque Piauí
Conselho Tutelar II
(86) 98863 2448
email:conselhotutelar2detimon@gmail.com
Endereço:Rua 17, Nº 401, Bairro Parque Alvorada
.