A nova fase de reabertura do comércio em Timon exige que as empresas com a colaboração da população adotem medidas estabelecidas pela Vigilância Sanitária do município. A Prefeitura de Timon tem tomado todas as providências necessárias para que a volta gradativa das atividades econômicas do município seja da forma mais segura.
Todas essas medidas são amplamente divulgadas através de carros de som, circulares, equipe da Vigilância Sanitária do município em parceria com outras pastas da administração pública, redes sociais, site institucional da Prefeitura de Timon e cartazes. Todos os meios de comunicação são utilizados visando à colaboração da população, nessa nova fase de flexibilização das atividades.
As empresas têm um importante papel no cumprimento de todas as medidas. Especialmente, aquelas que envolvem o atendimento ao público. Diante de todos os protocolos as empresas devem adotar medidas como: Pontos para lavagem ou higienização das mãos com álcool gel 70%, sanitizantes, ou antissépticos. Manter distância entre caixas, balcões e os clientes de no mínimo 1 metro, preferencialmente existindo barreiras físicas utilizando material liso, resistente, impermeável e de fácil higienização.
A empresa deverá usar senhas ou sistemas semelhantes para organizar o atendimento. No caso da formação de filas a empresa deverá organizar as filas dentro ou fora do estabelecimento, com a distância entre os clientes de 2 metros, sinalizando no chão a posição a ser ocupada por cada um. Para atendimentos agendados o ideal é ampliar os intervalos entre cada novo cliente e limitar presença de acompanhantes, mantendo atendimento individual.
As empresas que descumprirem as medidas de segurança podem receber multas que variam de 500 a cinco mil reais. Todas as orientações foram repassadas anteriormente pela equipe da Vigilância Sanitária que diariamente orienta e realiza fiscalizações nos estabelecimentos.
“As empresas e a população vêm recebendo todas as orientações necessárias para combater a propagação da Covid-19. Nessa reabertura das atividades algumas regras preestabelecidas em decreto são primordiais para a segurança de todos. Todos os protocolos são de extrema importância para proteger os funcionários e os clientes” afirma, Leonardo Guedes, diretor da Vigilância Sanitária de Timon.