Antônia Francisca Silva perdeu quatro dentes frontais aos 17 anos. Hoje aos 62, já não possui mais nenhum. Os últimos que lhe restavam ela perdeu há cerca de 20 anos. Sem nenhum dos dentes, Antônia Francisca precisa usar prótese dentária total.
Assim como Antônia, outras 84 pessoas do povoado Roncador que precisam de prótese dentária parcial ou total estão sendo beneficiadas com o programa Viva Sorriso. Neste sábado (1º), 40 pessoas foram até a capela do povoado para receber suas próteses e outras 45 foram tirar o molde. Para Antônia e todos os outros beneficiados ganhar uma nova prótese adaptada especificamente para eles, garante mais conforto e permite uma melhor alimentação e até que muitos voltem a sorrir.
Realizado por intermédio do Centro Especializado de Odontologia – CEO, com recursos próprios da Prefeitura de Timon, o programa se propõe a levar saúde e reabilitação bucal aos moradores da zona rural, com a distribuição de próteses dentárias. O programa já beneficiou 120 moradores do Povoado Campo Grande, no povoado Roncador serão mais 85 e a próxima etapa será de 160 próteses dentárias para o povoado Monteiro.
“Recebemos pacientes das mais variadas idades, temos de jovens de 20 anos até pessoas com mais de 80 anos. E é muito compensador vermos essas pessoas reconquistando sua qualidade de vida e autoestima”, relata Ézio José de Sousa Silva, coordenador do CEO.
Além de receber a prótese, os pacientes ainda são orientados a cuidar delas de forma adequada e recebem um folder com todas as informações necessárias para a sua manutenção.
“Com estas orientações, os pacientes aprendem sobre o uso adequado, validade da prótese e como mantê-la em perfeito estado de uso”, ressalta Ézio Silva.
Antônia Francisca hoje entende a importância de cuidar bem da sua prótese, mas, principalmente, de cuidar dos dentes.
“Hoje eu sei a importância de ter dentes e passo isso para os meus filhos e os meus netos. Tenho orgulho de saber que eles têm todos os dentes e cuidam bem deles”, relata.