A primeira fase de reabertura das atividades econômicas, em Timon, começou dia 27 de julho, baseada no Decreto nº169, que estabelece vários protocolos de segurança que devem ser adotados pela população e pelas empresas.
A principal deles é o uso obrigatório de máscaras em todos os estabelecimentos e em locais públicos, o ideal é que seja substituída a cada duas horas e que cubra boca e nariz por completo.
As empresas devem fornecer o acessório de proteção em quantidade suficiente, para troca durante a rotina do trabalhador no expediente. A Prefeitura também determina que clientes e funcionários sejam orientados sobre todas as medidas, através de cartazes na porta dos estabelecimentos.
Clientes e trabalhadores devem manter a distância mínima de 2 metros em filas, as empresas devem colocar cartazes com o limite de pessoas dentro dos estabelecimentos e a realização de reuniões por videoconferência, quando for necessário.
“A Vigilância Sanitária reforça que nesse momento, como a maioria dos comércios de rua está aberta é obrigatório o cumprimento de algumas regras já preestabelecidas em decreto. A organização Mundial de Saúde já orienta que a prevenção com o uso de máscara é uma das formas mais eficazes de nos proteger e quem está ao nosso redor, principalmente nessa fase de reabertura. O papel da população é fundamental no cumprimento dessas medidas e estaremos intensificando as ações de fiscalização em toda a cidade”. Reforça Leonardo Guedes, diretor da Vigilância Sanitária de Timon.