Como mais uma medida para reduzir a proliferação do novo Coronavírus no município, a Prefeitura de Timon realizará novas medidas de isolamento social nas próximas sextas-feiras e nos demais finais de semana de julho, que incluem os dias 10, 11 e 12, dias 17, 18 e 19 e dias 24, 25 e 26.
A expectativa da Prefeitura Municipal é melhorar os índices alcançados no primeiro final de semana de julho, no qual o lockdown, o fechamento das atividades econômicas essenciais e não essenciais em Timon também foi adotado. Nesse primeiro final de semana de julho, Timon atingiu uma das melhores taxas de isolamento social, desde o início da pandemia, o que colocou o município entre as cidades com melhores índices de isolamento no Maranhão.
“É muito importante a colaboração da população nas ações que visam aumentar o isolamento social, pois elas são fundamentais para que possamos estabilizar a curva de contágio da Covid-19, que ainda está ascendente em nossa cidade. Estamos trabalhando essas medidas em parceria com Teresina (PI) para podermos ter condições de fazer a abertura das atividades com segurança. Mas tudo vai depender do sucesso do lockdown e da ajuda da população nas medidas de isolamento e distanciamento social”, explica o secretário de Governo, João Batista.
Em relação aos próximos finais de semana, o decreto Municipal informa que terão autorização para funcionar nos dias 10, 17 e 24 de julho, de 2020 apenas as seguintes atividades e estabelecimentos: Mercados, supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; borracharias; serviços bancários (exclusivamente para pagamento de auxilio emergencial e benefícios sociais e autoatendimento); casas lotéricas; farmácias e drogarias; serviços de saúde; atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo (“Gás de Cozinha”) e demais derivados de petróleo; serviços de delivery; serviços de segurança e vigilância e órgãos e profissionais de comunicação.
Já nos dias 11 e 12, 18 e 19 e 25 e 26 de julho de 2020, terão autorização para funcionar apenas as seguintes atividades e estabelecimentos: Farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância, além de serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, de distribuição água e de gás liquefeito de petróleo (“Gás de Cozinha”).
Os serviços públicos tais como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, bem como estabelecimentos que funcionem operando fornos, em turnos ininterruptos de 24horas, estão autorizados a funcionar neste período respeitando as determinações sanitárias expedidas para contenção de novo Coronavírus, inclusive quanto aos atendimentos emergenciais.
Durante esses dias serão intensificadas as orientações e fiscalizações dos estabelecimentos comerciais, para garantir que estejam em funcionamento apenas os autorizados pelo decreto municipal. Também serão intensificadas as fiscalizações em referência à aglomeração de pessoas; circulação em grande número de pessoas em locais públicos; consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e direção sob efeito de bebida alcoólica.