A Vigilância Sanitária de Timon realizou, nesta sexta-feira (03), uma operação juntamente com a Guarda Municipal, com o objetivo de sensibilizar a população e os empresários sobre o cumprimento do Decreto Nº 157 do dia 29 de junho, que dispõe sobre medidas mais rígidas de isolamento social na cidade, nos dias 02, 03, 04 e 05 de julho.
“O Decreto impõe a alguns estabelecimentos o não funcionamento, nos dias 02 e 03 e o “lockdown”, que é o fechamento total com exceção das farmácias e deliverys, no final de semana. Então a gente está passando orientando todos os estabelecimentos a funcionarem da forma adequada para evitar constrangimento do fechamento”. Explicou Leonardo Guedes, diretor da Vigilância Sanitária do município.
A ação é mais uma estratégia da Prefeitura de Timon no enfrentamento ao novo coronavírus, a fim de evitar o crescimento da curva de contaminação. O fechamento geral do comércio, chamado “Lockdown” ocorre no momento em que a Covid-19 se encontra na fase de alta transmissibilidade no município.
“O principal objetivo da operação é aumentar o isolamento social, para que a gente possa estabilizar o índice de contágio do coronavírus na cidade de Timon, podendo assim, diminuir a pressão das internações no sistema de saúde, para que a gente possa ter condições de iniciar uma abertura gradual com segurança no município”, acrescentou João Batista, secretário de Governo.
Durante o final de semana, somente os serviços de saúde, segurança, vigilância e delivery exclusivos para alimentação, além de farmácias, drogarias e profissionais de comunicação terão autorização para funcionar. A intenção da Prefeitura de Timon é evitar a aglomeração e circulação de pessoas em locais públicos.
“Nas últimas três semanas, a taxa de isolamento tem sido muito pequena e caído a cada dia mais. Nesses últimos dias, tivemos taxas próximas a 40%, ou seja, muito longe e distante do recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Então, cidadão timonense, auxilie a Prefeitura Municipal de Timon a garantir uma taxa de isolamento necessária para que possamos juntos, sair da pandemia e do isolamento social”, concluiu Jefferson Veras, secretário de Planejamento de Timon.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, Timon conta com 2.319 casos confirmados da doença, 1969 suspeitos, 507 recuperados e 70 óbitos.