Já imaginou o que é conviver com o risco de contágio permanente de um vírus tão mortal, quanto o novo coronavírus? Muitos de nós estamos de quarentena tentando nos proteger em nossas casas, mas médicos, enfermeiros, técnicos, atendentes e demais profissionais da área, que estão na linha de frente, nessa guerra contra a pandemia, que cuidam e acolhem quem não conseguiu se isolar do vírus, na rotina dos atendimentos acabam sendo contaminados. Segundo o Ministério da Saúde, o país tem 31 mil profissionais de saúde infectados pela doença.
Mesmo seguindo as recomendações de controle e prevenção de infecções, Timon registrou nesta quinta-feira (25), o total de 109 casos de profissionais da saúde que já foram contaminados pelo novo Coronavírus, desde o início da Pandemia. A doença também levou a óbito recentemente o agente comunitário de saúde Iglesias Alves. Os dados apontam ainda que 57 profissionais foram recuperados.
Os profissionais deixam diariamente suas famílias, para dedicar um plantão inteiro a salvar vidas, cada um com seu papel.
“Sou técnica em enfermagem do Hospital do Parque Alvorada e não está sendo fácil pra gente. Todos os pacientes dependem completamente da gente, uns são acamados, então nós damos banho, comida, tudo. Chego às 7h da manhã e saio depois das 19h”, conta Jackeline Reis.
O maqueiro Bruno Leonardo, trabalha no Hospital do Parque Alvorada e tem feito o melhor que pode, para ajudar as vítimas da doença e faz um apelo à população, que nesse momento, pode ser determinante na queda de casos da doença.
“Estamos tentado fazer nosso melhor, então todos podem ajudar ficando em casa”, reforça Bruno.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza constantemente a distribuição de kits de EPIs com luvas, aventais, máscaras, toucas, face shields, entre outros, que fazem parte das recomendações de controle e prevenção de infecções. Além, das cabines de desinfecção e totens com álcool em gel instaladas na Tenda de Triagem, nos hospitais do Parque Alvorada, Alarico Pacheco e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Todas as medidas se tornam pequenas diante do esforço de cada profissional, que enfrenta diariamente essa doença. Por isso, a Prefeitura de Timon reafirma o apelo à população para que fique em casa e cumpra o isolamento social. Dessa forma, todos se unem numa corrente do bem para salvar vidas, cada um fazendo sua parte.