A Prefeitura de Timon realizou na última sexta-feira (19), a primeira etapa de capacitação para lideranças religiosas, que começou por integrantes das igrejas evangélicas. Por meio de videoconferência o infectologista Luciano Mourão proferiu uma palestra sobre as medidas sanitárias, que devem ser adotadas nos templos religiosos, de acordo com o que exige o Decreto Municipal N°0150, de 15 de junho, de 2020, que trata da retomada gradual das atividades religiosas na cidade.
O decreto tem medidas sanitárias bem rigorosas, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e dos técnicos da Secretaria de Saúde do município, garantindo o distanciamento, obrigatoriedade de máscaras e a possibilidade de apenas 30% de ocupação da capacidade dos templos, além de uso do álcool em gel ou instalação de pias com sabão.
“A ideia é utilizar a capacidade de mobilização das igrejas na promoção das informações no combate à pandemia, a capacitação ainda será realizada para líderes de outros seguimentos religiosos”. Ressalta João Batista, secretário de Governo do município.
Para a pastora Enede Silva, ouvir o infectologista foi esclarecedor para ajudar nas informações para os fiéis.
“O que muito se ouviu durante esse isolamento foi fake news e o Dr. Mourão trouxe uma orientação apropriada”, finaliza a pastora Enede.
Para o pastor Wendell de Carvalho, todos se sentiram mais seguros, depois da capacitação.
“As igrejas saem com o sentimento de que há parceira da prefeitura no combate à Covid-19. Postura correta da Prefeitura de Timon, em chamar as igrejas para essa responsabilidade também. As pessoas precisam ser abençoadas espiritualmente, mas também precisam ter sua saúde preservada”, destaca o pastor Wendell.
Na terça-feira (16), as atividades religiosas foram retomadas de forma gradativa, no município de Timon. É o que consta em decreto municipal N°0150, de 15 de junho, de 2020.
A determinação considera a Portaria Nº 38 da Casa Civil do governo do Maranhão, que permite o funcionamento de organizações religiosas em todo o estado, além da deliberação do Comitê Gestor Municipal e as ações de enfrentamento ao novo coronavírus, desenvolvidas pelo Poder Executivo Municipal.