As vistorias estão sendo realizadas por uma equipe técnica, acompanhadas pelo secretário de Saúde do município de Timon, Vinícius Cabral e pelo coordenador da Comissão de Enfrentamento à Pandemia, Márcio Sá. A equipe leva em conta fatores como o fluxo de pacientes nos locais, a realização das testagens e principalmente, as atuais necessidades dos profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos.
“Nesse momento delicado que todos enfrentamos pela primeira vez, é muito importante estarmos juntos acompanhando de perto a população e todos os profissionais envolvidos nessa batalha diária, para sabermos as reais necessidades”, explicou Vinícius Cabral.
Para conter a disseminação do coronavírus, Timon tem implantado diferentes medidas e investido na ampliação da estrutura do município para receber os doentes. Desde o início da pandemia, em março, toda a rede de saúde recebeu reforços, mais testes e medicações foram adquiridos.
Outra medida em vigor é a barreira sanitária na BR-316, que funciona 24horas e busca identificar possíveis casos suspeitos da Covid-19 para encaminhá-los diretamente para atendimento.
Para atender toda a população, atualmente Timon conta com 74 leitos exclusivos para casos de Covid-19. Desses, 58 são para casos moderados, 12 são leitos de UTI e quatro de Semi-UTI com ventiladores. Já as UBSs estão oferecendo atendimento de domingo a domingo.