Em meio à pandemia, as crianças e adolescentes sofrem impactos que os tornam mais vulneráveis. Por estarem mais tempo em casa ficam sujeitos a diversos tipos de exploração, uma das situações é o trabalho infantil. Você pode ajudar a combater denunciando através do disque 100 e dos Conselhos Tutelares I (86- 98862- 0415) e II (86 -98863 -2448).
Em 2020, a Campanha 12 de junho, referente ao dia mundial de combate ao trabalho infantil, alerta para o risco de crescimento do trabalho infantil, motivado pelos impactos da pandemia do novo coronavírus. Com o tema “Covid-19: Agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a campanha sensibiliza a população sobre o que é trabalho infantil e mobiliza no enfrentamento das violações dos direitos da criança e adolescente.
A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) em parceria com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), desenvolve anualmente uma forte campanha, com ações nas escolas municipais, nas unidades socioassistenciais e em locais estratégicos da cidade. Em 2019, promoveu um bate-papo enriquecedor, em que as crianças e adolescentes foram os protagonistas discutindo políticas públicas sobre o tema.
“Esse ano, devido ao isolamento, nós profissionais da assistência realizamos uma forte mobilização, ao longo de toda a semana, nas redes sociais. Também estão sendo colocadas faixas da campanha nas barreiras sanitárias, para alertar a população”, destacou Solangia Lima, coordenadora interina das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).