Durante esse período, também não haverá bloqueio do benefício ou suspensão dos pagamentos
Seguindo a determinação da Portaria 330/20 do Ministério da Cidadania, está suspensa temporariamente a atualização cadastral de beneficiários do Bolsa Família. Enquanto o auxílio emergencial estiver sendo pago não há necessidade de atualização do programa.
A medida reforça as ações de enfrentamento ao avanço do novo coronavírus (Covid-19) e, também, está respaldada nos decretos municipais. Uma equipe reduzida do CadÚnico e Bolsa Família estão atuando na Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), de segunda a sexta, das 7h30 às 12 h, seguindo os protocolos de saúde e segurança, apenas para disponibilizar informações e esclarecer dúvidas sobre o auxílio emergencial ou Bolsa Família, orientados pelo Ministério da Cidadania.
Vale reforçar, que quem já recebe pelo Bolsa Família um pagamento menor que R$ 600 do auxílio emergencial, passou a receber o valor maior automaticamente, não sendo necessário pedir a alteração do benefício.
“Também é possível receber o auxílio emergencial sem estar inscrito no CadÚnico, basta apenas fazer a autodeclaração, por meio do aplicativo lançado pela Caixa Econômica”, destaca o coordenador do CadÚnico, Givalto Sucupira.