• Portal da Transparência

7 de junho de 2020

Comitê de enfrentamento à pandemia de COVID-19 elabora plano para abrir comércio de Timon

O plano será apresentado ao Ministério Público nesta segunda-feira (08)

O Prefeito Luciano Leitoa e o Comitê Gestor de Medidas de Enfrentamento à pandemia da COVID-19 de Timon se reuniram na última sexta-feira (05), para definir os critérios que devem ser adotados para possibilitar a retomada das atividades em setores não essenciais, além de estabelecer regras que deverão ser seguidas pelos setores público e privado, incluindo distanciamento, higiene pessoal, sanitização de ambientes, comunicação e monitoramento.

Desde que o município decretou estado de calamidade, em março, as atividades do comércio e outros setores da economia passaram a funcionar com restrições. A rede de saúde foi ampliada para atender os pacientes em todos os níveis da doença, mais testes foram comprados para identificar os casos e aplicação do protocolo definido pelo Ministério da Saúde em todas as unidades. Ações de sanitização, barreiras sanitárias e outras medidas foram adotadas pelo município para conter o avanço do vírus e evitar o colapso do sistema de saúde.

A data para reabertura e o avanço para cada etapa do ciclo não foi definida.

“Este é um momento muito delicado. Estamos lidando com um inimigo invisível que já causou muita dor e sofrimento a muita gente. A reabertura deve ser feita de forma segura, equilibrada e responsável e o município tem adotado todas as medidas possíveis para cuidar da população, no entanto, o esforço precisa ser coletivo, as responsabilidades divididas. Estamos com o plano de retomada gradual do comércio pronto, mas, para que isso aconteça, precisamos avaliar os indicadores epidemiológicos e que foram apontados também em decisão judicial expedida pelo Juiz de Direito Titular da Vara da Fazenda Pública, Dr. Weliton Sousa Carvalho, no dia 07 de maio deste ano, que determina que o município somente aprove normas de flexibilização do isolamento, caso esteja em condições de cumprir os indicadores apontados pela justiça.”. Reforçou Luciano Leitoa, prefeito de Timon.

De acordo com informações do último boletim epidemiológico do COVID19 (06.06), o município já conta com:

  • 2.253 casos notificados
  • 797 suspeitos
  • 572 confirmados
  • 26 óbitos
  • 884 descartados
  • 74 recuperados

Sobre a ocupação de leitos de casos confirmados e suspeitos:

  • Do total de 58 leitos de enfermaria – 26 estão ocupados
  • Do total de 12 leitos de UTI- 6 estão ocupados

Últimas Notícias





Siga a prefeitura