O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em meio à pandemia, continua os trabalhos em prol da população timonense. Nesta quarta-feira (03), os conselheiros, por meio de uma reunião virtual, discutiram e aprovaram o Plano de Ação para Cofinanciamento Estadual dos Benefícios Eventuais 2020.
Os Benefícios Eventuais são previstos pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e oferecidos pelo município aos cidadãos, que não têm condições de arcar por conta própria com o enfrentamento de situações adversas. Darlene Rocha, diretora de gestão do SUAS da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) apresentou para os conselheiros o plano, que contém a previsão para os atendimentos que serão realizados ao longo do ano. Após a apresentação, os conselheiros discutiram e fizeram uma projeção, tendo como base os anos anteriores e levando em consideração a pandemia.
O município arca com recursos próprios a maior parte dos benefícios eventuais, durante o ano, sendo as urnas funerárias, enxoval e cesta básica, o Estado com outra parte de recursos transferidos pelo Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS). Por unanimidade, os conselheiros aprovaram a previsão de atendimentos de 504 benefícios pelo Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), totalizando uma previsão de 552 benefícios para o ano de 2020.
“Entendemos a atual situação e o quanto a população está precisando dos serviços da assistência. Colocamos em pauta urgente a aprovação do plano em benefício da população, observando o momento em que estamos vivendo”, ressalta a presidente do CMAS, Kledilza Mesquita.