19 de maio de 2020

Veja atualização do boletim epidemiológico sobre a COVID-19 em Timon – 18/05/2020

Em mais uma atualização do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Timon, o aumento no número de casos da COVID- 19 foi registrado no município. Os dados apontaram na noite nessa segunda-feira (18): 607 casos notificados, 269 casos suspeitos, 222 casos descartados, 116 casos confirmados, 34 casos recuperados e 05 óbitos.

Sobre os registros de óbito mais recentes:

• paciente de 78 anos, sexo feminino, que residia no bairro Parque Alvorada. Sem comorbidades, faleceu no HPA;
  • paciente de 67 anos de idade, sexo feminino, que residia no bairro Centro Operário. Diabética e hipertensa, faleceu no Hospital Alarico Pacheco;
  • paciente com 82 anos de idade, do sexo feminino, residia no bairro Vila Angélica. Sem comorbidades, faleu na UPA

Entre os casos confirmados da doença e a faixa etária do paciente:

• De 0 a 9 anos: 3 casos
  • 10 a 19 anos: 7
  • 20 a 29 anos: 25
  • 30 a 39 anos: 41
  • 40 a 49 anos: 19
  • 50 a 59 anos: 8
  • 60 a 70 anos: 7
  • + de 70 anos: 5
  • não informado: 1

Em relação ao sexo dos pacientes positivados pra COVID:

Homens, 50 casos, o equivalente a 43,10%. E 66 mulheres, o que equivale a 56,90% do total registrado.

Entre os profissionais de saúde são 27 casos confirmados e 10 casos recuperados da COVID.

Sobre a gestão de atendimento dos pacientes infectados com o novo coronavírus:

• 72 em isolamento domiciliar
  • 34 casos recuperados
  • 05 casos de óbitos
  • 03 casos de internação em enfermaria
  • 02 casos de internação em UTI

Sobre a ocupação de leitos de internação disponibilizados pelo município, entre casos confirmados e suspeitos, são:

Dos 40 leitos de enfermaria, 10 estão ocupados. E dos 12 leitos de UTI, 6 leitos estão ocupados.

Os casos confirmados por infecção do novo coronavírus estão presentes em 34 bairros de Timon. Entre os de maior número de casos:

• Parque Piauí (15)
  • Parque Alvorada (10)
  • São Benedito (9) casos da doença.

Já os casos suspeitos da COVID envolvem 66 bairros da cidade. Para essa análise, o maior número registrado foi no bairro Parque Piauí, com um total de 31 registros.

A Prefeitura Municipal de Timon vai ampliar as medidas de enfrentamento para minimizar a disseminação do novo coronavírus.

Estrutura da Rede de Atendimento

Profissionais treinados para atendimento especializado da COVID-19. Todas as unidades básicas de saúde estão aptas a atender a demanda espontânea de pessoas com sintomas característicos da doença. Hospitais equipados com leitos de UTI e ventiladores, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Medidas de Enfrentamento

As cidades de Timon e Teresina permanecem unidas fazendo as barreiras sanitárias nas pontes que ligam as duas cidades e em outros pontos de acesso.

Além da alteração do atendimento ao público em órgãos e estabelecimentos públicos e privados para garantir a não proliferação do vírus.

Medidas preventivas e protetivas

Trabalho rotineiro de sanitização de locais públicos e de grande fluxo de pessoas como praças, calçadas e avenidas.

A fiscalização realizada pela guarda municipal para manter em funcionamento apenas o comércio essencial. E a obrigatoriedade do uso de máscara facial sempre que sair de casa.

Apelo àpopulação

Se a população contribuir com o cumprimento dos decretos, mais rapidamente as atividades serão retomadas.